Histórico

Martinho Alves dos Santos, preocupado com a educação dos filhos, com o desenvolvimento da comunidade, doou o terreno para a construção do prédio escolar da igreja e da casa comunitária que servia para hospedar bispos e padres, servia também a prática de trabalhos comunitários e em épocas de festa como lazer.


Matinho Alves dos Santos faleceu aos 53 anos vítima de uma doença da época “Câimbra de Sangue ou Gripe Espanhola” que se agravou pelo fato de ser diabético.


Segundo depoimentos de moradores mais antigos do Bairro, constatou-se que nossa Escola foi marcada na história da comunidade.


O professor Paulo Galli foi provavelmente o iniciador da história da educação no bairro, alfabetizando pessoas de maneira aleatória (particular), esta se datando mais ou menos em 1913.


A primeira escola que passou a funcionar efetivamente no bairro teve início segundo relatos no ano de 1920 com o nome de Escola Pública de São Martinho, sendo a única na região, recebia alunos provenientes de comunidades vizinhas como: Caruru, São Martinho, São João, Pouso Alto, Sombrio... Nesta época a professora regente e responsável pela escola chamava-se Jacinta Garcia, viúva do senhor Irineu Garcia que era natural de Lauro Müller, que veio morar no bairro para lecionar.


Com o decorrer dos anos ocupou cargo de professora, Lorena Galli, que era filha do Senhor Paulo Galli.


Em 1954 a nomenclatura da Escola passa a ser Escola Estadual de São Martinho, tendo como professora auxiliar, Feliciana Correa da Silva.


A Escola de Educação Básica Martinho Alves dos Santos, que recebeu a nova e atual nomenclatura em de 2000, é hoje orgulho para o bairro de São Martinho, pois tendo iniciado como uma pequena e humilde escola. No ano de 2003 ocorreu a reforma e adequação geral do prédio antigo com laboratório de Ciências e Informática. Hoje, vem se destacando pelos progetos desenvolvidos e resultados alcançados marcando assim a história desta comunidade.

http://meioambienteesaude.forumtupi.com/

Olá!!!